Independentemente da sua atividade ou dimensão a legislação de Segurança e Saúde no Trabalho aplica-se a todas as empresas. De acordo com o estipulado na Lei nº 102/2009, de 10 de Setembro o empregador é responsável pela Segurança e Saúde no Trabalho na sua empresa.
Consequentemente é seu dever adotar uma gestão preventiva (Medicina no Trabalho e/ou Segurança no Trabalho) de forma a reduzir os riscos associados tanto à atividade desempenhada como às instalações, garantindo desta forma condições de trabalho seguras.
Medicina no Trabalho
A Medicina no Trabalho tem por objetivo a prevenção de doenças profissionais e de acidentes do trabalho visando a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador.
Neste contexto, é avaliada a aptidão do trabalhador para realizar determinado trabalho e são feitas reavaliações periódicas do seu estado de saúde tendo por base a atividade desenvolvida e os riscos associados a cada posto de trabalho.
Segurança no Trabalho
A segurança no trabalho tem como objetivo a proteção do trabalhador no seu local de trabalho.
A prevenção de riscos e de acidentes nas atividades de trabalho, é desenvolvida através da identificação, avaliação e controlo de situações de risco, proporcionando assim um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os trabalhadores.
Nesta área de atuação a Raciocínio Claro desenvolveu uma parceria com a KMEDXXI, empresa reconhecida pela Direção Geral de Saúde (DGS) e pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e certificada de acordo com as normas NP EN ISO 9001: 2008; OHSAS 18001: 2007; NP EN ISO 14001: 2012.